21/10/2019

Dicas para aproveitar o seu resultado no Enem 2020

Milhares de pessoas entre jovens e adultos fazem todos anos as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitas, almejando uma bolsa integral em algum curso e outras querendo simplesmente concluir os estudos.

Um numero ainda pequeno, mais considerável de pessoas, vê no exame a chance de conseguir bolsas de estudos ate mesmo no exterior. Mas quais são as vantagens daqueles que se destacaram e conseguiram fazer boas notas na prova?

Abaixo você entenderá como usar seus pontos do Enem, o que pode almejar um candidato com boa pontuação e muito mais, leia:

Entrar em algum instituto federal ou universidade publica

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), usa as notas do Enem como base principal na hora de selecionar seus candidatos. Mas vale lembrar que cada instituição de ensino tem suas próprias regras e seus critérios de avaliação. Como requisito do programa é preciso ter tirado mais do que 480 pontos no ENEM e não ter zerado a redação. Para se inscrever siga os passos no link: https://www.enem2020.online/

Faculdades privadas

Varias faculdades privamos usam o Enem na seleção de seus alunos, seja para cotar possíveis bolsas de estudo ou ate mesmo para alunos em geral.

Conseguir bolsa de estudos

Segundo o Ministério da Educação é preciso ter ao menos 450 pontos na média das notas das provas do Enem e nota acima de zero na redação. Para bolsas integrais, o estudante deverá comprovar renda familiar bruta de ate R$1.500 (mil e quinhentos reais por mês). Para bolsas parciais a renda deve ser de até 3 salários mínimos juntando todos os moradores da casa.

Portugal

Mais de 40 instituições de ensino superior de Portugal usam as notas do Enem como base para as inscrições de alunos brasileiros. Vale lembrar que os processos para entrar nessas universidades os processos costumam ser mais complicados e de alguma forma burocráticos, pois casa universidade e instituição tem seus próprios critérios de avaliação.  Confira as instituições parceiras no portal do Inep. 

Demais países

Muitas faculdades dos Estados Unidos, França e Reino Unido por exemplo, usam as notas do Enem para selecionar os candidatos que iram compor o corpo de alunos. Sempre bom ressaltar, que nesses países, existem testes muito mais rigorosos para os alunos, como fluência no idioma e outros testes.

Financiar a faculdade

O candidato que se encaixar no Fies (Programa de financiamento estudantil). Poderá conseguir a vaga de forma que possa conseguir até 100% de desconto. Para isso o candidato terá que comprovar baixa renda. Para a vaga com 50% de financiamento o candidato terá que comprovar renda de no máximo 3 salários mínimos, valor esse que tem que ser bruto.

É sempre bom lembrar

Nos dias que antecedem aos dias da prova, lembre-se de fazer um check-list de tudo que irá precisar para não passar por apuros. Use essa lista como uma base:

  • Caneta de tinta preta e de tubo transparente;
  • Lanche de fácil manuseio (maçã, pêra, sanduíche)
  • A água será muito importante nesse dia, ainda mais em caso de calor;
  • É sempre bom levar a ficha de inscrição com os horários e identificação;

Evite levar alimentos que tenham cheiro forte ou enjoativo, e que sejam de fácil consumo, pois esse momento é só para tirar algum desconforto causado pela fome e não para fazer uma refeição, por isso pode consumir muito do seu tempo na prova. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *