25/09/2020

Prouni – Como conseguir uma vaga em uma universidade privada

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa governamental criada em 2004. O programa possibilita o ingresso de jovens estudantes de escola pública em instituições de educação privada por todo o país.

Para concorrer a uma das vagas ofertadas pelo Prouni o candidato precisa ter feito a última edição do ENEM (exame Nacional do Ensino Médio) pois é a partir da nota geral do exame que se dá a classificação de cada concorrente. 

Os candidato tem duas oportunidades por ano para se candidatar às vagas das universidades participantes do programa. A primeira ocorre normalmente no início do ano, entre fevereiro e março e a segunda no meio do ano, entre julho e agosto. Durante o período o aluno se candidata a vaga e caso aprovado apresenta a documentação obrigatória na instituição em que foi aceito. caso esteja tudo correto, o aluno começa a participar das aulas assim que se inicia o calendário acadêmico.

Além de ter feito o ENEM, existem algumas outras exigências para que o cidadão possa estar habilitado a concorrer às vagas do programa, são elas:

  • Mais de 450 de média na Prova do ENEM e não ter zerado na redação.
  • Para bolsas de 100% é preciso ter Renda familiar bruta mensal de até um salário e meio por pessoa. 
  • Para bolsas de 50%, renda familiar de até três salários mínimos.
  • Ter cursado o Ensino Médio completo ou parcialmente em escola pública. Em caso de escola particular, com bolsa de 100%;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino. Porém só pode concorrer a bolsas de licenciatura e as informações de renda não são relevantes. 

O Prouni durante seus 16 anos de existência possibilitou que muitos alunos de baixa renda cursassem o ensino superior. Uma vitória que deve ser comemorada e defendida por toda a sociedade que deseja ter um país cada vez mais culto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *