O vestibular da Universidade Estadual Paulista que aconteceria em 2020 teve sua primeira fase adiada para 30 e 31 de janeiro e a segunda para 28 de fevereiro de 2021. O adiamento do vestibular da Unesp se deu devido a pandemia de Coronavírus e a medida visa diminuir o risco de contágio da doença nos dias de provas.
Outra medida cautelar adotada pelos órgãos responsáveis pela prova foi dividir os candidatos em dois grupos. Então, apesar da prova continuar sendo aplicada em um único dia, um grupo de candidatos fará o exame no sábado e o outro no domingo, evitando ainda mais as aglomerações tão comuns nessas datas.
Apesar dessas alterações no período de aplicação, o exame em si continuará da mesma forma que nos anos anteriores. Sendo assim, a primeira fase contará com uma prova de 90 questões de múltipla escolha. Outras questões em relação à segunda fase, que agora se dará em um único dia, serão discutidas pela organização da Universidade e em breve as informações estarão disponíveis.
Os candidatos que irão prestar o ENEM assim como outros vestibulares tradicionais do estado de São Paulo não precisam se preocupar com duplicidade de provas nas mesmas datas, pois nenhum deles coincide.
A Unesp ofertou 7.725 vagas em seu vestibular para ingresso em 2020 e a expectativa é que para o exame de 2021 os números sejam similares. Desse total, 50% das vagas de todos os cursos são destinadas aos alunos que fizeram o ensino médio completo em escolas públicas. Desse percentual 35% são destinadas aos alunos cotistas.
Mais definições sobre o exame, vagas em cursos, assim como as questões relacionadas ao aproveitamento ou não da nota do ENEM serão definidos e divulgados em breve. O importante é ficar atento ao site da instituição e principalmente ao edital do exame que será lançado em breve e deve ser lido com muita atenção por todos os candidatos.